Atenção Professores, Coordenadores, Diretores que tem alunos com Síndrome de Down, Deficiência Física, Visual, Auditiva, Intelectual, Autistas e Condutas Típicas matriculados no Ensino Regular

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio

PROGRAMA INCLUSÃO ESCOLAR
EDITAL DE SELEÇÃO DE ESCOLAS PARA PARTICIPAÇÃO

  • Tenho alunos especiais na minha turma e não se o que fazer para ensiná-los !
  • Desconheço a deficiência do meu aluno e não tenho a menor idéia de como ajudá-lo !
  • Não recebo nenhuma orientação ou apoio da Escola para realizar este trabalho
  • Não tenho nenhuma capacitação ou treinamento para Educação Especial
  • Não vejo eles progredirem no aprendizado, e isso me deixa frustrada !
  • Não sei como adequar as tarefas e conteúdos de um jeito em que eles aprendam !
  • Eles são agressivos, agitados e não param no lugar. Fico o tempo todo em função deles !

Será que todos vão aprender ?

Todos os anos é a mesma coisa: o Professor fica sabendo que receberá alunos com necessidades especiais praticamente uma semana antes das aulas, ou as vezes nem isso!

O recebimento da notícia é um misto de medo, impotência e insegurança ou tudo junto. Afinal quem é esse aluno? como ele é? o que já sabe? como devo tratá-lo? como vou ensiná-lo? e os outros como vão recebê-lo? Como vou cumprir com o conteúdo ? E os pais o que dirão? Receberei apoio? Capacitação? Ajuda? Como vai ser ?

Sei muito bem como é esta sensação e principalmente, sei como você se sente!

O Professor tem de procurar conhecer e buscar novas estratégias para ensinar a todos os alunos


Como eu sei de tudo isso ? 

Sabe, há uns 15 anos atrás eu também me achava totalmente incapaz de ensinar crianças com necessidades especiais. Na verdade pouco se sabia a respeito delas. O preconceito entre os Pais dos outros alunos era muito maior, entre os Professores então nem se fala.

Você acredita que ouvi os Pais de um aluno dizer que queria que a filha fosse transferida para outra turma porque ” ela poderia ficar atrasada e regredir no aprendizado”, tudo porque na sala de aula havia uma criança com Sindrome de Down, e outra ” pérola ” que ouvi foi que se o filho ficasse em contato com crianças especiais  poderia ser ” contagioso”, este estava falando de um aluno autista. Outra mãe ainda veio conversar comigo e disse que o filho chegou em casa falando que na sala dele havia uma menina ” doente” que não mexia o braço e a perna, e ele nunca tinha visto tal “doença”. Então expliquei para a mãe, que esta aluna tinha uma deficiência física (hemiplegia) e que por esta razão não tinha os movimentos do lado esquerdo do corpo.

Esses são apenas alguns dos absurdos que ouvi ao longo de 15 anos, atualmente ouço bem menos, mas, o fato é que ainda ouço.  Por aí você deve ter uma idéia de como era há 15 anos atrás receber alunos com necessidades especiais em uma sala de aula que só tinha alunos ditos ” normais”.

Não digo que agora ficou mais fácil, apesar da maior literatura sobre o tema, e mais cursos e debates,  e um grande número delas estarem  atualmente matriculadas nas escolas , a verdade é que o que ainda não mudou é a insegurança e a dificuldade dos Professores para  trabalhar estas crianças na mesma sala de aula que os demais alunos.

Eu ficava extremamente incomodada com comentários desse tipo então  tomei uma decisão: iria aprender, por minha conta própria como ajudá-las. Afinal que raios de Educadora seria eu se ficasse esperando uma ajuda que nunca vinha.

Pensei comigo: se a solução existisse eu iria buscar, se não existisse  então eu criaria.

Foi assim que desde então, dentre outras coisas, ajudo na escolarização de crianças com necessidades especiais orientando Professores e Coordenadores a fazerem o mesmo, criando procedimentos para recebê-las, adaptá-las ao meio escolar, a preparar a equipe para conhecer os tipos de deficiência e a desenvolver trabalho pedagógico com todos.

E tudo isso quero compartilhar com você !

 Agora isso é possível com o Curso a distância:


INCLUSÃO ESCOLAR NA PRÁTICA

Programação do Curso:

  • 1

    Módulo 1 - Inclusão Escolar

    Saiba o que é uma Escola inclusiva e como preparar a sua para receber alunos Especiais.
    Aprenda a preparar a Equipe para receber os alunos e a trabalhar com todos eles sem preconceitos.
    Faça a Equipe Multidisciplinar trabalhar a seu favor e faça a Família assumir novas responsabilidades no que refere-se a propiciar novos estímulos e aprendizados que facilitará o seu dia a dia na sala de aula.
    Implementação de AVDs (Atividade de Vida Diária) e AVPs (Atividade de Vida Prática).

  • 2

    Módulo 2 - Deficiência Intelectual

    Desmistificando as deficiências e aprendendo sobre suas características. Você saberá o que é próprio de cada deficiência e quais comportamentos não são e como lidar com cada uma delas. Neste Módulo será trabalhado sobre: Paralisia Cerebral e Deficiência Intelectual, Síndrome de Down, Deficiência Visual, Auditiva e Física. O que fazer quando o aluno apresenta Múltipla Deficiência ?
    .

  • 3

    Módulo 3 - Transtorno Global de Desenvolvimento

    Aprenda o que é Transtorno Global de Desenvolvimento e todo o espectro do autismo incluindo Síndrome de Asperger, Síndrome de Williams, Síndrome de Rett.
    Como lidar com o comportamento do Autista na sala de aula e como promover sua inclusão e estimular sua interação social junto ao grupo.
    Aprendizado e Comunicação dos alunos autistas.

  • 4

    Módulo 4 - Condutas Típicas e Dislexia

    Em todas as salas de aula há alunos que apresentam Transtorno de Conduta ou Condutas Típicas, tais como Hiperatividade, Transtorno de Déficit de Atenção e Dislexia. Você aprenderá sobre as características e comportamentos de cada uma delas e saberá como reconhecê-las para melhor ajustar o trabalho pedagógico na sala de aula.
    Intervenção no aprendizado e na leitura de alunos disléxicos.

  • 5

    Módulo 5 - Trabalho Pedagógico

    O calcanhar de Aquiles de todo Professor é saber qual a didática correta para trabalhar com alunos especiais dentro da classe comum, e aprender a flexibilizar o conteúdo, materiais, espaços e tempo para promover a educação de todos.
    Neste Módulo será trabalhado detalhadamente como fazer isso, bem como será fornecido Modelos de Planos de Aula para cada tipo de deficiência.
    Você aprenderá sobre:Diretrizes Curriculares e Curriculum Funcional Natural, Flexibilização e Adaptação Curricular.

E verá também .....

Estudo de Casos Reais de alunos com necessidades Especiais

Criação do Banco de Material Pedagógico Adaptado para o uso na Sala de Aula

Ao longo do curso você já será capaz de : 

  • Implementar o passo-a-passo para fazer a inclusão na sua Escola ou Sala de Aula
  • Elaborar com segurança, Encaminhamentos, solicitações, relatórios de aprendizado dos alunos
  • Compreender as características de cada deficiências e ajudar os alunos especiais
  • Trabalhar em conjunto com Equipe Multidisciplinar e a Família
  • Aplicar na sala de aula os novos instrumentos e recursos da didática para educação especial
  • Flexibilizar conteúdo e materiais de ensino para os alunos especiais
  • Sala de Aula Virtual:

    As lições são disponibilizadas semanalmente para acesso do Aluno.

  • Tarefas Práticas:

    Ocasionalmente são solicitadas Tarefas Práticas para serem entregues ou compartilhadas no Fórum para estudo de casos.

  • Certificado Final:

    Para os concluintes serão emitidos, via correio, Certificado com carga horária de 280 horas e discriminado Programação do curso.

Inscrição Curso Inclusão Escolar na Prática

Escolha a Opção de Pagamento: no Boleto ou Transferência Bancária

OPÇÃO 1: BOLETO BANCÁRIO

Ao gerar o boleto informe o número de inscrições.

arrow

CLICAR NO BOTÃO COMPRAR: 
- 10% de desconto para pagamento no vencimento

OPÇÃO 2: TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA

Pagamento: Faça transferência Bancária

arrow

DADOS PARA TRANSFERÊNCIA:  BANCO BRADESCO
- AGÊNCIA 1442-7      CONTA  CORRENTE NO. 81010-0
- INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SOS PROFESSOR                            

AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO

. Curso totalmente online 
. Data Início do Curso: 30 de Junho
. Senha de Acesso: será enviado  dia 30 de Junho